HOME SOBRE CONTATO FREEBIES CLIPPING

RESENHA: A RAINHA VERMELHA


25 junho 2017


A história começa com a protagonista, Mare, em um vilarejo muito pobre, onde existem pessoas como ela: de sangue vermelho. Pessoas com sangue vermelho são destinadas a servir a quem possui sangue prateado. Os prateados têm poderes incríveis, como controlar metais, invadir mentes, controlar a natureza e outras coisas. Cada um deles possui um poder. Já os vermelhos são pessoas normais e, portanto, mais fracas que eles.

Mare tem uma família e amigos com sangue vermelho. Ao completar dezoito anos, seus irmãos foram servir o exército, uma guerra liderada por prateados, onde o único sangue derramado é o vermelho, e é quase a vez dela. Em um momento, no lugar onde os prateados vivem, ela descobre sobre a Guarda Escarlate, que é um grupo de revolucionários que estão lutando contra os prateados e a maneira que os vermelhos são obrigados a viver.


Ela passa algum tempo roubando, já que não possui trabalho, e em um momento fazendo isso conhece um rapaz e acaba conseguindo um emprego no palácio de verão do rei, como alguns outros criados que trabalham para os prateados. Ela chega em um dia um tanto especial, já que está tendo uma demonstração de poderes para a escolha de uma nova princesa.  E, no meio dessa exibição, acaba descobrindo um poder estranho. Um poder que vem dela, algo que deveria ser impossível por conta do sangue vermelho. A rainha acaba fazendo com que ela se passe por uma pessoa que ela não é e assuma lugar como uma princesa. Uma das duas princesas escolhidas. É nesse momento que ela entra no mundo dos prateados, sendo forçada a fingir ser um deles por conta desse poder descoberto.

A Rainha Vermelha é um livro que causa bastante impacto. Ele mostra muita força, revolução, confiança, consequências, entre tantas outras coisas. Mostra que precisamos tomar cuidado com quem confiamos, ou podemos por tudo a perder.

É de ficar pensativo com o quanto os personagens com o sangue vermelho sofrem e o quanto são rebaixados por não terem o poder que os prateados têm. Eles são mandados para o exército, servem os prateados como inferiores e nada mais que isso, tanto que não podem nem abrir a boca, literalmente. É como se fossem ser sempre isso, inferiores e descartáveis. E a partir do momento em que uma vermelha descobre poderes e começa a viver no meio deles, é de ficar torcendo para que isso acabe, para que tenha uma revolução.


Me peguei ficando feliz, nervosa, surpresa e com muita raiva, mas mantendo o pensamento positivo mesmo quando era quase impossível. A história é envolvente e bem escrita e os personagens são muito bem desenvolvido. Eu me vi torcendo pela protagonista, ao mesmo tempo em que ficava um pouco nervosa com algumas ações dela. Mare é muito forte, até mesmo protetora, sempre buscando um jeito de melhorar as coisas, embora cometa os seus erros e tenha que aceitar as consequências, mesmo que sempre tentando achar maneiras de resolver o problema.

Os dois príncipes são o oposto um do outro, mas Mare acaba conhecendo a fundo os dois, aprendendo como realmente são. Os personagens secundários também são muito importantes, muito bem desenvolvidos, embora não apareçam o tempo todo. A história é bem desenvolvida, escrita, com o tempo certo pra cada acontecimento, e passa uma lição que foi capaz de me deixar pensativa por um bom tempo, sobre minhas próprias atitudes, sobre confiança, consequências e modo de agir.

A diagramação também é muito bonita. Não é nada exagerada, mas é o suficiente para admirar a arte do livro. A capa é uma das mais bonitas que eu ja vi, embora não seja cheia, seja até simples. As cores e a composição dela ficaram incríveis e muito bem relacionadas com a história. Eu indico A Rainha Vermelha para todos que gostam de ler uma história e ficar um tempo refletindo. Para quem gosta de se surpreender e gosta de sentir muito enquanto lê.

9 comentários:

  1. Legal a resenha. Já ouvi tanto gente elogiando como criticando esse livro. Acho a capa do livro muito linda!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oie Yasmin =)

    Essa série ou você ama ou você odeia. Pode até ter um meio termo como é meu caso, mas a maioria que eu vejo ou é contra ou é a favor rs...

    Confesso que nos dois primeiros livros achei a escrita da Victoria um tanto forçada e não nego que sinto que ela pegou um pouco de várias séries conhecidas para compor a sua. E principalmente que odeio a protagonista de todo o meu coração.

    Mas gostei muito da evolução da história no terceiro livro. Acho que finalmente a autora se encontrou na trama.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Yasmin. Confesso que comprei esse livro há tempos mas até agora ele não me chamou atenção. O fato é que A Rainha Vermelha tem outros elementos de livros distópicos e eu já não curto muito o gênero, então fica mais difícil ainda para gostar da obra, mas amei os pontos que abordou.
    Beijo!
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Yasmin, sua linda, tudo bem?
    Já li algumas resenhas negativas sobre a série e outras positivas. Mas como fã de distopia estou louca para ler. O que sempre chamou a atenção nessa série foi justamente o fator de que não consigo confiar em ninguém. Acho que todos possuem lados e interesses e acredito que estão usando-a. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Yasmin, ainda não li esse livro, ouvi vários comentários negativos, então meio que desisti...
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Oi Yasmin,
    Infelizmente, esse livro não me convenceu.
    Parece uma mistura de tudo que eu já conheço, com cenas bem parecidas e que tornam as coisas meio que... Falsas. Sabe?
    Não é para mim! :(
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha! Não conhecia o livro, mas, parece ser bem interessante ... Vou colocar na minha lista para ler. É tipo livros de princesas, rs

    Daniele

    Dezesseis

    ResponderExcluir
  8. Esse livro deve ser maravilhoso!
    Beijokas
    dreamsdsweet.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Kézia Martins / Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design
Tecnologia do Blogger.